COMO TUDO COMEÇOU...
Os momentos de formação proporcionados pelas formadoras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa provocaram muitas reverberações e reflexões sobre como alfabetizar numa perspectiva do letramento para além da alfabetização.
As ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
- Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
- Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
- Avaliações sistemáticas e
- Gestão, controle social e mobilização.
Assim, partindo das reflexões nas formações pressupomos que toda prática requer uma teoria, estudo, pesquisa para proporcionar mais qualidade no exercício da docência.
SECRETÁRIO MUNICIPAL:
Antônio Carlos Aires da Silva
COORDENAÇÃO MUNICIPAL:
Edinalva Ribeiro
A mobilização da equipe pedagógica
em prol do sucesso do PACTO é fantástica!
ORIENTADORAS DE ESTUDO:
Margarida Nascimento
Rosângela Meira
Valdicéia Terence
ASSESSORIA PEDAGÓGICA:
Geisa Cristian
Núbia Cardoso
APRESENTAÇÃO DO PNAIC PARA OS PROFESSORES
1º ENCONTRO
FORMAÇÃO CONTINUADA: SOCIALIZAÇÃO DO ESTUDO
SERÁ PRECISO PASSAR DA ATUALIZAÇÃO À CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO
Tradicionalmente, a formação continuada constituía um momento de culturalização dos professores. Supunha-se que, atualizando seus conhecimentos científicos e didáticos, o professor transformaria sua prática e, como por milagre, passaria a ser inovador, promotor de novos projetos educacionais. (...)
IMBERNÓN (2010)
PROFESSORES SUJEITOS DE SUA FORMAÇÃO E COM IDENTIDADE DOCENTE
A mudança, no futuro da formação continuada, passa pela atitude dos professores de assumirem a condição de serem sujeitos da formação, intersujeitos com seus colegas, e em razão de aceitarem uma identidade pessoal e profissional e não serem um mero instrumento nas mãos de outros. (...)
IMBERNÓN (2010)
A mudança, no futuro da formação continuada, passa pela atitude dos professores de assumirem a condição de serem sujeitos da formação, intersujeitos com seus colegas, e em razão de aceitarem uma identidade pessoal e profissional e não serem um mero instrumento nas mãos de outros. (...)
IMBERNÓN (2010)
A importância do professor na sociedade é indiscutível! Sem dúvida, os professores são peças-chave para que o conhecimento continue a ser construído e desenvolvido no mundo. Portanto, estes precisam ser cada vez mais preparados para acompanhar as inúmeras transformações da sociedade contemporânea.
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