domingo, 6 de outubro de 2013

SUGESTÃO PARA PROJETO HORTA ESCOLAR




HORTA ESCOLAR







Tema: Horta Escolar
Duração:  abril  / outubro
Local: Área Livre da Escola
Área envolvida: Geografia - Ciências
Clientela - Alunos do Ensino Fundamental – Multisseriadas


Intencionalidade
O ensino geografia e ciências naturais no ensino fundamental é restrito, muitas vezes, há mais aulas teóricas e expositivas, porém  a importância de atividades práticas é inquestionável na Ciência, na geografia,  e precisam  ocupar lugar de destaque no seu ensino
O aspecto formativo das atividades práticas experimentais tem sido negligenciado, inúmeras vezes, ao caráter superficial, mecânico e repetitivo em detrimento aos aprendizados teórico-práticos que se mostrem dinâmicos processuais e significativos.
Tiba ressalta que uma boa aula é como uma refeição, quanto mais atraente estiver o prato que o cozinheiro oferecer, mais desejarão saboreá-lo. Com a aula o processo é o mesmo, quanto mais o educador se dedicar ao conteúdo, quanto melhor for sua didática, mais o aluno terá prazer em aprender. Quanto mais o professor preparar a sua aula teórica, dando continuidade na prática, mais o conhecimento será acessível ao aluno e maior será o gosto pela biologia, pela geografia entre outras.

JUSTIFICATIVA

  Ciente de que a educação ambiental é uma necessidade emergente e que o respeito e a responsabilidade do futuro de um homem no planeta estão intimamente relacionados com a forma de vida que busca, foi proposto aos educadores e educando a criação de uma horta orgânica, ou seja, ampliar os espaços formadores do conhecimento de acordo a realidade de cada escola.
Além de proporcionar espaço para observações e realizações de experimento, a criação da horta possibilitará que o aluno perceba a transformação do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente e a qualidade de vida.



PROBLEMATIZAÇÃO

  Como sensibilizar a comunidade escolar quanto à questão da preservação ambiental e a questão da sustentabilidade?


OBJETIVO GERAL

          Desenvolver junto aos alunos do ensino fundamental das Classes Multisseriadas, a consciência do cultivo de hortaliças, do uso adequado do solo,  bem como o  respeito ao meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Implantar hortas educativas nas escolas, principalmente no campo, como um instrumento de educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza é compreendida como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente das transformações do mundo em que vive;
- estimular a participação dos professores, tendo em vista a elaboração de uma horta com material reciclável (Garrafa Pet)
-identificar técnicas de manuseio do solo
-compreender a relação entre solo, água e nutrientes.
-identificar processos de semeadura, adubação e colheita.
-Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.
-Valorizar o trabalho em equipe, ou seja, o papel do outro no processo de aprendizagem.
-compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde

A horta escolar como proposta de ação mediada



Baseado na premissa de valorizar o trabalho prático, os professores das escolas multisseriadas, ou seja, as Escolas do Campo adotaram o projeto Horta Escolar objetivando melhor inserção do ensino dos vegetais na disciplina de Ciências, bem como o uso adequado do solo em geografia para os alunos 3º, 4º anos do ensino fundamental.
As Escolas do Campo localizam-se, às vezes, num terreno de grandes espaços ociosos, ou  pequenos demais . Para promover mudança no ambiente e também aulas dinâmicas, pensou-se em realizar o plantio de hortaliças, bem como de algumas plantas medicinais. Essa mudança no ambiente proporcionou um processo de encantamento nos alunos, principalmente nessa faixa etária, onde eles vivem num momento único que é do lúdico. Certamente as experiências vividas por eles serão muito significativas jamais serão esquecidas.
Metodologicamente, para alcance dos objetivos propostos, os alunos do ensino fundamental deverão acompanhar de abril a novembro a horta escolar desde as etapas iniciais. Visitarem a horta regularmente uma vez por semana.


Experiência


O projeto horta na escola pode ser desenvolvido por um período de sete ou  oito meses dependendo  da realidade da local. É necessário um engajamento expressivo dos alunos  para executarem o projeto.
A horta deve ser preparada desde o início pelos alunos com a supervisão dos
Professores, como sugestão os alunos farão um minhocário, como também  preparar   o adubo orgânico com restos alimentares trazidos de casa,  além de plantarem, vão  acompanhar o crescimento das hortaliças (coentro, salsa, cebolinha, couve, alface) e legumes(cenoura),  registrando    sobre o crescimento vegetal,   e relatando   suas conclusões , finalizando com  uma bela colheita das  hortaliças.


RESULTADOS ESPERADOS


Dentre os benefícios pedagógicos da horta escolar, podem-se destacar alguns, como tornar mais concretos aspectos como uso e conservação do solo, erosão, assoreamento, adubação e agrotóxicos, assim como a compreensão do processo de fotossíntese.
Acredita-se ainda, que o trabalho poderá despertar o interesse dos alunos para atividades ligadas à pesquisa na área de ecologia como ciclos da matéria, fluxo de energia, crescimento e regulação populacional.  Espera-se também que além de melhorar os aspectos pedagógicos, a horta ajude "na aquisição de hábitos saudáveis de alimentação, através do despertar da curiosidade e do prazer de produzir e consumir alimentos.




Sequência Didática:

1- Inicio do Projeto  -  Orientações 

Para o alcance dos objetivos traçados no Projeto, foi estabelecida como estratégia inicial a realização de uma palestra voltada para o uso do solo e a sustentabilidade, ou seja, mostrar aos alunos a importância de uma horta orgânica e sua contribuição para a conservação do meio ambiente

2 – Espaço ideal:


            Qualquer espaço é ideal para o cultivo de hortaliças. Basta que o local receba a luz do sol na maior parte do dia e tenha água.

3-  Coleta do esterco (adubo orgânico):


Os adubos são usados para ajudar no crescimento das plantas.  Utilizar-se-á esterco animal.

 4 - Montagem dos canteiros:


 Garrafas PET de 2,5 litros e também no próprio solo.

5 – FORMAÇÃO DO CANTEIRO E PLANTIO

            Cortar a garrafa Pet na altura de 23 cm e na base que  é o ponto, fazer um orifício em todos os ressaltos para o escoamento do excesso de água.


ÉPOCA DE PLANTIO “HORTALIÇAS”.


Clima = outono - inverno
Meses =  abril   /   setembro
Cultivar = alface, cebolinha, couve, coentro e salsa
Obs.: molhar duas vezes ao dia, no período da manhã das 07h00min às 10h00min h. e no período da tarde das 16h00min às 17h00min h.

6 - RECICLAGEM   
   
 No transcorrer do projeto trabalhar com os alunos a reciclagem, conscientizando-os sobre a importância da mesma, usando as garrafas pet na horta.

7 – Colheita:

A colheita é uma atividade que varia de acordo com a cultura. Folhas podem ser colhidas através da retirada total da planta e esta será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças. Será realizada a higienização com auxílio da professora e dos alunos.

8 - AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através de observações durante o desenvolvimento do projeto, dentro e fora da sala de aula. Serão promovidas atividades que avaliem a absorção e a assimilação de conhecimento do trabalho desenvolvido na Horta como o solo, a alimentação, sustentabilidade, como também o trabalho desenvolvido em grupo ao preparar a horta.
Observação das mudanças de atitudes durante as atividades propostas no presente trabalho que serão desenvolvidas de forma coletiva, com a participação dos alunos, professores e comunidade escolar. 

9 –REFLEXÃO:

            Espera-se que o docente possa refletir sobre sua postura enquanto educador, o quanto é relevante o lúdico na aprendizagem e perceber sua influência na formação do educando. Portanto, é preciso repensar o fazer pedagógico e intervir sempre que necessário, de modo a aprimorar o processo de ensino numa perspectiva de conscientização para uma comunidade local sustentável e consequentemente um planeta sustentável.
            Para que a proposta desse projeto se torne real é precípuo o querer, isto é, abraçá-la com afinco, acreditando no poder da educação. Logo, aprender na prática e através do lúdico constitui uma das possibilidades para abrir cada vez mais os horizontes do saber.



SUGESTÃO: 


Aprenda a fazer a horta de garrafa PET do

 “Lar Doce Lar”


O arquiteto Marcelo Rosenbaum, que comandou o quadro “Lar Doce Lar”, no programa Caldeirão do Huck, embarcou de vez na onda da sustentabilidade. Um de seus projetos incluiu a Horta Vertical feita com garrafas PET. A ideia foi tão apreciada pelos internautas que ele explicou, em seu site, passo a passo como fazer um modelo parecido.




A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins. Além disso, se torna também uma solução para os resíduos, que deixam de ser descartados e ganham uma utilidade diferente da original.
Para ter uma horta vertical igual à que o Rosenbaum fez para a Família Rodrigues, de São Paulo, são necessários os seguintes materiais: garrafas PET de dois litros (vazias e limpas); tesoura; corda de varal, cordoalha, barbante ou arame; arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames); terra e muda de planta.







A primeira tarefa a ser realizada é o corte das garrafas. Todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte, conforme mostrado na galeria acima.
Dois furos devem ser feitos na garrafa na região próxima às aberturas, superior e inferior. Será por este espaço que o cordão que segura as garrafas irá passar. O ideal é que todas tenham marcações em distâncias equivalentes, para manter a simetria quando forem penduradas na parede. O fundo de todas as garrafas deve ter um furo, que permita a saída do excesso de água na terra.
Dois fios, que passam pelas extremidades das garrafas, as mantêm presas. Por isso, as arruelas são utilizadas. Quem optar pelo uso dos arames deve colocar as arruelas logo abaixo das garrafas, para servirem como “calço”, para que elas não escorreguem. O barbante e a corda de varal não precisam disso. Nesses casos, basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar.





Com as garrafas devidamente presas e alinhadas, basta colocar a terra, a semente e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis.








Saiba como fazer uma horta caseira reutilizando garrafa PET

A ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças.
A ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças. 

Com a facilidade das compras em supermercados e feiras livres, deixou-se de se cultivar hortaliças e temperos dentro de casa. Para voltar às origens e descobrir o prazer que este hobby pode nos proporcionar, o CicloVivo, com informações do Engenheiro Agrônomo Juscelino Nobuo Shiraki, dá a dica de como construir uma horta caseira suspensa, reutilizando garrafas PET.
A ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças. Além disso, a horta caseira é decorativa e deixa um aroma agradável no ambiente. O espaço pode ser pequeno, porém, precisa ser ensolarado. Você pode aproveitar pequenos espaços em casa, como quintais ou varandas. É importante escolher as espécies certas para o espaço disponível em sua casa.

Material


- Tesoura; Alicate; Arame;
- Garrafa PET; Isopor; Manta para jardinagem;
- Terra preparada; Hortaliças.

 

Métodos


Com auxílio da tesoura, faça furos grandes em cada uma das saliências do fundo da garrafa. Em seguida, corte uma janela na lateral do recipiente na parte intermediária. Para preparar o substrato que fica no fundo, vários materiais podem ser utilizados como, por exemplo, argila expandida e pedra britada, mas como a sugestão é um vaso suspenso, a escolha do material é importante. Neste caso usaremos isopor para ficar mais leve. 
Cubra o fundo da garrafa com pedaços de isopor; em seguida corte em círculo a manta de drenagem e coloque sobre o isopor cobrindo-o totalmente. O círculo deve ter o diâmetro um pouco maior que o diâmetro da garrafa.
Em um recipiente separado, prepare a terra. Para este tipo de plantio ela deve ser composta por 50% de terra comum e 50% de terra preta. Preencha a garrafa PET até a metade com o preparado. Coloque sua hortaliça e ajeite bem, a seguir, adicione mais um pouco. Complete com mais um punhado até ficar um dedo abaixo da altura da ‘janela’. Este espaço é importante para que a água não transborde quando a hortaliça for regada. Para finalizar, faça um gancho com o arame e amarre-o no gargalo da garrafa


 REFERÊNCIAS:

            
 www.rosembaum.com.br

ciclovivo.com.br/noticia aprenda a fazer uma horta  na garrafa pet.

7 comentários:

  1. Muito bom vou aplicar na escola com meus alunos

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  2. Muito bom vou aplicar na escola com meus alunos

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  3. Bom pra condomínios, escolas, empresas, pra saúde, pra tudo! O que eu estou esperando?

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  4. Bom pra condomínios, escolas, empresas, pra saúde, pra tudo! O que eu estou esperando?

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  5. projeto incrível, aplicamos um assim esse ano no colegio zona norte sp, está dando super certo por aqui, recomendo!

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