PACTO NA FORMAÇÃO EM CONDEÚBA
Escola Municipal Eleutério Tavares
PROFESSORA: Estândia Maria Dos Anjos Silva
No
primeiro momento é a hora da
leitura deleite, ler por prazer na roda ou no cantinho da leitura
O
2º tempo foi o momento da leitura e oralidade,
onde foi realizado os seguintes
questionamentos:
_Alguém conhece um peixe?
Ele é uma fruta? Onde vive? Tem pelo? Entre
outras perguntas. Os alunos respondiam
em coro e também faziam comentários: -“meu pai já pescou um peixe”.
No
3º tempo lendo, ouvindo e
compreendendo. Contei uma história
intitulada: “O Peixe Arco Iris”. Nesse dia não trabalhamos na rodinha, pois no
decorrer da história fui apresentando algumas imagens e colando–as no quadro
para melhor visibilidade. A interpretação foi feita oralmente, no qual 95%
participavam e os outros 5% só quando solicitados, mas é devido à timidez e
acredito que aos poucos eles irão melhorando.
A história foi pequena,
porém de grande aproveitamento; com ela trabalhamos de forma interdisciplinar;
abordamos os assuntos: os animais, a diferença, e os valores.
No
4º tempo trabalhamos a leitura e escrita. Dentro da proposta
pedagógica baseada no método psicogenético, partimos
sempre de um contexto, assim escolhemos uma palavra dentro da história para
trabalharmos na ficha esquema. É através da palavra geradora que os educandos
vão estruturar e desestruturar a palavra para em seguida trabalhar a ficha
esquema, nesse momento na rodinha.
No
5º tempo partimos para a aquisição da escrita. A
palavra geradora dessa aula foi: “Peixe”, em que dentro da ficha esquema
trabalhou-se a família silábica “PA” e “XA”, e a partir daí as crianças foram
formando novas palavras contendo essas sílabas, e em seguida foi feita a
leitura coletiva das palavras formadas.
No 6º tempo a análise linguística, ou seja, agora é hora de pensar sobre a língua.
O que escrever? Essas palavras construídas pelos próprios educandos são postas no
“Banco De Palavras”, o qual é exposto na sala para que seja feita a leitura coletiva e
individual diariamente.
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Na rodinha cantamos várias vezes a música fazendo o gesto imitando o
nado do peixe; logo após foi aplicada uma atividade impressa. As crianças
gostaram muito; foi percebido que quando se trabalha com música elas absorvem
melhor o que está sendo trabalhado |
FATIANDO TEXTO |


ARTE COM DOBRADURAS!


DESENVOLVENDO A PSICOMOTRICIDADE

ARTE COM DOBRADURAS!
DESENVOLVENDO A PSICOMOTRICIDADE
Faz-se necessário a reflexão sobre a prática. É precípuo pensar o tempo
inteiro:
O que estou fazendo?
Está dando certo?
Os discentes estão
aprendendo ou não?
Isso está surtindo
efeito na vida delas fora da escola?
Minhas mãos doceiras...
Jamais ociosas.
Fecundas. Imensas e ocupadas.
Mãos laboriosas.
Ajudar, unir e abençoar.
Mãos de semeador...
Afeitas à sementeira do trabalho.
Minhas mãos são raízes
Procurando terra.
Semeando sempre.
Cora Coralina, 2009
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